top of page

HISTÓRICO

           A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG foi criada pela Lei 10.419, de 09 de abril de 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba. Embora seja formalmente uma universidade nova, a história da UFCG remonta à antiga Escola Politécnica de Campina Grande, criada em 1952. É uma instituição autárquica pública federal de ensino, pesquisa, extensão, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Campina Grande e âmbito de atuação no Estado da Paraíba. 

 

            Paralelamente à história da UFCG, em 31 de janeiro de 1964, na Sociedade Médica de Campina Grande, sob a presidência do Dr. Raul Dantas, foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária para a criação da Sociedade Mantenedora da Faculdade de Medicina de Campina Grande. Através da Lei nº 2 de 29 de janeiro de 1965, a Prefeitura Municipal de Campina Grande doou à Faculdade de Medicina um terreno localizado no núcleo de Granjas Santo Izidro no bairro de Bodocongó, com uma área de 46.800 m2 viabilizando a construção das instalações da faculdade. O Decreto 63.412 de 11 de outubro de 1968 autoriza o funcionamento da Faculdade de Medicina de Campina Grande, tendo como seu primeiro Diretor o Dr. Olímpio Bonald Filho. Em 1973, na gestão do Dr. Firmino Brasileiro Silva forma-se a primeira turma de médicos.

 

            Em 1979, a Faculdade de Medicina de Campina Grande foi incorporada à Universidade Federal da Paraíba, inicialmente como um Departamento do Centro de Ciências e Tecnologia e, logo depois, como o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A Resolução nº 198 de 20/06/1979 do CONSUNI/UFPB criou o curso de Medicina do Campus de Campina Grande, recebendo o reconhecimento através da Portaria Ministerial n° 627 de 08/08/1985.

 

            Durante esse tempo a UFCG, através do CCBS, vem acumulando experiência na formação de profissionais de saúde, desenvolvendo atividades de ensino de graduação, de extensão, de pesquisa e assistência. O referido centro está estruturado com laboratórios de ensino nas áreas básicas do conhecimento em saúde (anatomia, histologia, embriologia, bioquímica, biofísica, fisiologia, patologia, parasitologia e microbiologia) e o Hospital Universitário Alcides Carneiro, onde são desenvolvidas atividades de ensino em níveis secundário e terciário de atenção à saúde.

 

            Recentemente, em 2007, o Governo Federal instituiu através do Decreto nº 6.096, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, com o objetivo de congregar esforços para a consolidação de uma política nacional de expansão da educação superior pública.

            Este novo direcionamento na Política Nacional de Educação e a necessidade de formar profissionais na área de Enfermagem com uma melhor qualificação na região motivaram a formulação da proposta de implantação do Curso de Enfermagem. Sendo assim, em 2008, a Câmara Superior de Ensino da UFCG, através da Resolução 09/2008, aprova a criação, na Unidade Acadêmica de Medicina, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, do Curso de Enfermagem.

 

            Hoje o curso de enfermagem é composto por 298 discentes e 41 docentes (efetivos e temporários) que lecionam nas disciplinas básicas e específicas.

bottom of page