29/03/2015
Lídes e Liderados.
Por Márcia Martins e Dinho Bocão do Blog Coisas Juninas
Sua Quadrilha Junina possui um BOM LÍDER?
Você enxerga quem está a frente do seu grupo, como um VERDADEIRO LÍDER?
VOCÊ é um bom LIDERADO / INTEGRANTE?
É pessoal, nossas Quadrilhas Juninas precisam rever muito isso e muitos quadrilheiros também. Muita gente somente criticam, somente não cumprem deveres, somente cobram direitos... Contudo, de ambos os lados se vê isso. O líder e o liderado parecem ter esquecido que seja onde for, todos, TODOS têm DIREITOS E DEVERES.
Porém, que isso não seja visto como forma de perfeccionismo ou algo do tipo. Quem está a frente ERRA SIM, porque não? Do mesmo modo os liderados andam da mesma forma. O que não se pode permitir, é entra ano e sai ano e o que se vê, é a mesma conduta, o mesmo discurso, o mesmo comportamento. É preciso por em prática o DIÁLOGO MAIS CONSTANTE.
Alguns grupos se acabando ou beira de se acabar, e me pergunto de quem é a culpa? Porque as quadrilhas estão diminuindo? Ah, bem sei que você deve está falando “Mas Márcia, perdemos em quantidade mas estamos ganhando QUALIDADE, Dimensão”. Será mesmo?!
Enxergo a dimensão, a grandiosidade sim, mas confesso; olho tudo ainda desconfiada, e temerosa. E preferiria que com a mesma “rapidez” e dinamismo que alguns POUCOS grupos se tornam “gigantes”, estivessem surgindo, mais e mais quadrilhas juninas em nosso Nordeste, especialmente em meu Estado.
Bem voltando ao assunto LÍDER e LIDERADO. Levantei o questionamento de quem seria a culpa pelo término de algumas quadrilhas, porque um culpa o outro e ambos culpam o governo, a falta de incentivo.
A culpa de um grupo é sim de todos, todavia, o Líder, quando é de fato UM LÍDER, ele chama a culpa maior pra si, pois assim o é na verdade. Se enquanto LÍDER você não se impõe desde o princípio. Seu grupo terá vários “donos”. Todo grupo junino, assim como uma empresa, precisa e DEVE ter uma EQUIPE ORGANIZADORA. Escolhida e nomeada de ínicio pelo Líder maior. E nenhum dos demais membros de tal Equipe pode sair convidado ou nomeando outros membros não. Quando você for pensar em montar sua equipe. Pare e pense um pouco. E ao convidar seu membro, já adiante o porque e para que ele está sendo convocado. Faça um PLANEJAMENTO. Crie um ORGONOGRAMA. Dê os comandos. Caso contrário sua Equipe lhe cobre e quando for vê, as rédeas de seu grupo já não lhes pertencerão mais.
E os LIDERADOS? Os liderados inclui a equipe denominada Diretoria, Coordenação, Organização e também os DANÇARINOS precisam cumprir seus Deveres, para poder exigir seus DIREITOS. Tenho direito quando marcam o horário de ensaio ou saída as 14hs e começam as 16hs. Tenho como dançarino total direito de optar se fico ou não. E nesse caso, o Líder e sua equipe não podem exigir nada dos demais. Entenda a CADEIA, A TEIA QUE EXISTE “NUM GRUPO DE EQUIPES”: Líder, Equipe Diretora e dançarinos. O líder maior direciona o Membro Tal da direção a marcar o ensaio no horário “x”. O membro faz o comunicado, porém o Membro que ficou responsável pela Técnica (som etc), não chegou nem antes, nem muito menos, igual aos dançarinos. Dançarinos que por sua vez, chegam de “grão em grão” e ainda sentam, ficam alí aparentando indisposição, quando na verdade devem chegar, colocar seu material e ficar a postos. Nessa breve estorinha, vocês enxergam como um erro leva a outro e a outro? De quem seria a culpa nesse caso? Somente e unicamente do Líder maior? O erro maior foi do Membro responsável pela técnica, seguido dos dançarinos atrasados que ainda chegam parecendo ter todo tempo do mundo. Onde entraria o Líder nessa situação? Ele entre exatamente no meio da história. Precisa estar presente, vê o que aconteceu, e se PRONUNCIAR. Tipo: “pessoal, houve um imprevisto, e O diretor tal responsável pela técnica , assim como grande parte de nosso grupo se atrasou. Mas nós iremos começar o ensaio dessa forma sem som com vocês que cumpriram seus deveres em estaão no horário”. Só não se inicia se for em comum acordo entre os sub-líderes presentes e dançarinos não dar inicio assim.
Isso é apenas umas das simples coisas que acontecem nos ensaios e que as vezes levam a erros mais graves e constantes. Se você enquanto líder ou liderado não age DA MELHOR FORMA DESDE O INÍCIO, as coisas fogem de seu controle sim.
Um bom líder terá sempre fiéis e bons liderados! (FICA A DICA)
Bom São João a todos.
Abraços juninos
Márcia Martins e Dinho Bocão (DB-FOTOGRAFIA)